Carregando...
JusBrasil - Política
19 de abril de 2014

Educadores são capacitados para abordar moradores de rua

Publicado por Maceió Agora (extraído pelo JusBrasil) e mais 1 usuário , Jb Admin - 3 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou uma capacitação para educadores sociais e técnicos da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE) que já atuam e para a nova equipe que vai atuar na abordagem dos moradores de rua. A oficina foi realizada pelo representante do Fórum Permanente de Acompanhamento à População de Rua de São Paulo, Alderon Costa, no auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc).

A capacitação teve o objetivo de refletir a prática de um educador ao abordar um morador de rua e o processo de convencimento para que eles venham a aceitar os serviços da rede socioassistencial.

Segundo Alderon, essa oficina também serviu para sensibilizá-los para uma postura educativa, não autoritária, compreendendo que o morador de rua tem a liberdade de aceitar ajuda ou não. Somente quando se criam vínculos entre os educadores sociais e a população de rua é que é possível o convencimento, salientou.

Durante a oficina foram realizados dinâmicas de grupo e um psicodrama, de modo que os participantes representaram como eles próprios veem o morador de rua e o papel do educador social. No fim da apresentação, eles compartilharam os sentimentos e observações aprendidas durante a cena e que serão de importância nas abordagens feitas nas ruas da capital.

Também foi realizada uma reunião com os coordenadores da DPSE e o representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Carlos Alberto Ricardo. Durante o encontro, foram avaliados os serviços ofertados pela diretoria à população em situação de rua de Maceió. Participaram também da reunião o secretário de Assistência Social, Francisco Araújo, a secretaria adjunta, Sandra Lopes, e a diretora de Proteção Especial, Elisangella Melo.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://maceio-agora.jusbrasil.com.br/politica/6265338/educadores-sao-capacitados-para-abordar-moradores-de-rua